Sobre

O SITE

ΑΦΡΟΔΙΣΙΟΝ (Afrodísion) é o nome grego atribuído a um templo que seja dedicado à Afrodite. Nesse sentido, o site é como um templo virtual, cujo principal objetivo é disponibilizar e divulgar conteúdos e materiais referentes a Afrodite, seu séquito e seu culto. Contudo, embora Afrodite seja seu objeto principal, o site também servirá para divulgação de informações a respeito da religião grega, tanto antiga quanto conforme praticada no contexto contemporâneo com suas respectivas adaptações e peculiaridades.

Além disso, o site não só contará com um blog pessoal do autor, a fim de relatar suas próprias reflexões e experiências, como também estará constantemente aberto para colaboração externa daqueles que tenham interesse em divulgar materiais e coisas afins à Afrodite e sua entourage. (Para saber mais a esse respeito, clique aqui).

AS SEÇÕES

Divididas em sete, as seções agregam a divisão dos materiais publicados no site de acordo com o que é abordado. Em Fontes, o leitor encontrará tanto textos gregos tradicionais (citações de poetas, historiadores, filósofos) quanto obras de arte. Em Textos, estão publicados textos autorais meus e também a reprodução de textos de outros autores modernos e contemporâneos que dissertem sobre Afrodite, alguns deles já traduzidos e publicados em livro, outros traduzidos por mim. Em Culto, o que se encontrará são hinos e preces, sobretudo tradicionais gregos, e também textos sobre os festivais dedicados a Afrodite. Já em Religião Grega estarão os textos que tratem de outras divindades e sobre o culto grego em geral. Em Blog, são as minhas experiências pessoais que estarão publicadas. Quase acabando, a aba Participe apresenta os modos possíveis de colaboração com o site (SIM! O site é aberto para que vocês, leitoras e leitores, contribuam com esse local de devoção a Afrodite). Por fim, em Contato, está disponível um formulário para envio de mensagens diretas, seja com dúvidas, seja com sugestões, de modo que as contribuções propriamente ditas devem ser enviadas por e-mail, já que dependem da inclusão de anexos.

O AUTOR

 

Jota Oliveira, natural de São Paulo/SP, é graduado em Letras (Grego Antigo/Português) pela USP, onde já desenvolveu pesquisas a respeito da épica homérica e também a respeito da figura de Dioniso e de seu culto nas Histórias de Heródoto. Praticante do Hellenismo desde 2008, tem como deusa matrona aquela a quem esse site é dedicado. Já promoveu encontros de estudo de religião grega junto ao grupo Kháris SP, e  atualmente é mestrando em Letras Clássicas pelo programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da FFLCH/USP, dedicando-se ao estudo do Catálogo das Mulheres de Hesíodo.

 

CRÉDITOS

 

 

Header:
Fundo de uma taça ática com figuras vermelhas sobre branco, representando Afrodite sobre um cisne. A peça, datada de aproximadamente 460 a.E.C., foi encontrada em uma tumba na Ilha de Rodes e atribuída ao pintor Pistoxeno. Atualmente, encontra-se no British Museum, na cidade de Londres. Mais informações aqui.